quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Prática de atividades físicas para gatos se populariza nos Estados Unidos


Os gatos são famosos por passarem mais da metade do dia dormindo, mas esta moleza toda pode estar com os dias contados. Isso porque um grupo de estudiosos descobriu que assim como os cães, gatos que passam muito tempo sozinhos sem atividades desafiadoras podem desenvolver problemas graves de comportamento. Pensando nisso, muitos americanos resolveram caminhar com seus bichanos.

A ideia de conseguir colocar uma coleira e guia no gatinho e conduzi-lo tranquilamente pela calçada pode ser estranho e até mesmo um desafio, mas tem dado certo. Este é o caso do gatinho Skeezix, que há algumas semanas começou a caminhar com sua dona, Karen Nichols. Em entrevista à agência de notícias AP, a americana contou que foi preciso muita paciência, mas que tem sentido a melhora no comportamento e bem-estar do gatinho. "É preciso ter paciência e separar um tempo todos os dias para treinar. Após uma semana o gatinho geralmente se acostuma, mas se você perceber que depois desse tempo ele não gostar da atividade, melhor desistir".


A tendência de incentivar os felinos a terem uma vida mais agitada é recente, mas promete contagiar os amantes de bichanos em todo o mundo. A ideia começou nos Estados Unidos, onde há mais de 74 milhões de gatos. Algumas ONGs de proteção animal, inclusive, já desenvolveram cartilhas que orientam os donos que desejam caminhar com seus gatinhos. Uma das lições mais importantes é respeitar os limites do animal e jamais colocá-lo em uma situação de medo ou risco. É importante também ter sempre à mão o petisco favorito do bichinho, assim ele aprende com mais facilidade a se comportar na rua.

Antes de sair para passear com seu gatinho, vale uma outra dica dada pelas entidades de proteção animal: preste atenção na personalidade do seu gatinho. Se ele for curioso, ativo, aventureiro e corajoso, vá em frente. Se por outro lado o pet for tímido, antissocial ou ter medo excessivo, melhor repensar a ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário