terça-feira, 8 de maio de 2012

Especial Guia de Raças: Exótico



Dono de um focinho curto típico de seus pais Persas, o Exótico é a versão de pelo curto da raça. De seus antepassados o gato também herdou a tranquilidade e a facilidade de adaptação em ambientes restritos, como apartamentos. Bastante popular em países como Estados Unidos, o bichano tem um representante de peso no mundo da animação: Garfield, o gato bonachão que adora lasanha, é um Exótico. A seguir, conheça um pouco mais sobre sua história, temperamento e cuidados.

História
Depois do sucesso dos gatos da raça Persa, alguns criadores resolveram criar uma raça semelhante, mas que oferecesse menos trabalho na hora de cuidar do pelo. Surge então em 1960 nos Estados Unidos o Exótico de Pelo Curto. A raça é um cruzamento de gatos da ração Pelo Curto Americano com Persas, o que resultou em um animal com pelagem que exige menos cuidados, mas igualmente bela e macia como a dos Persas.



Temperamento e características


Bastante ativo, brincalhão e amoroso, o gato é excelente companhia para crianças.  como a tranquilidade. Já seu corpo é mais robusto. Sua cabeça é redonda, com um pescoço curto e musculoso, enquanto suas bochechas são cheias e o maxilar largo.


Cuidados e Dicas
Dono de um pelo felpudo e denso, apesar de curto, o Exótico herdou uma série de características de seus pais, como a cabeça larga e e o focinho curto. Como principal vantagem, o gato não necessita de escovação diária, uma vez que ele seca mais rápido e não embaraça.

Mesmo sem muitas escovações, o animal precisa de banhos mensais para manter o pelo brilhante e limpinho. Daí a importância de usar cosméticos específicos para felinos, principalmente o banho a seco para os dias mais frios e chuvosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário