Ao contrário do que mostram os desenhos animados, é mais do que possível que cães e gatos convivam em harmonia. A richa surgiu devido ao fato de ambos serem predadores naturais, ou seja, os animais, por instinto, enxergam o outro como "concorrente" na caça. Mas vale lembrar que o gato não é presa natural do cahorro. No ambiente doméstico, nclusive, eles podem se tornar parceiros.
Se criados desde pequenos juntos é comum que os pets se tornem amigos e até compartilhem de momentos de carinho e solidariedade. Quem nunca viu casos de cadelinhas que amamentaram filhotes de cães ou vice-versa? Em caso de animais adultos, a amizade também é possível, mas é preciso muita paciência. Ao apresentar o novo morador o dono pode mantê-lo dentro de uma caxa de transporte e permitir que aos poucos um sinta o cheiro do outro. A caixa de transporte evitará que haja briga.
Também é importante manter o novo morador em um cômodo separado do animal mais antigo, assim, um poderá ouvir o barulho e até o cheiro do outro aos poucos. Outra boa dica é oferecer petiscos e brinquedos no momento em que os animais são colocados juntos; dessa forma, associam a presença do outro a coisas boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário