quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como potencializar os banhos do bichano no frio


Verdade seja dita. Com a aproximação do inverno, até nós humanos precisamos de um pouco de coragem para entrar no banho, não é mesmo? O que dizer então dos gatinhos? Quando os termômetros indicam temperaturas cada vez mais baixas, muitos donos ficam na dúvida se vale a pena “sacrificar” o bichinho dando banho.

Como os animais são extremamente limpos, o indicado é reduzir a quantidade de banhos com água, mas isso não significa que eles devem ser abolidos no outono/inverno. Mais do que apenas estética, a higienização da pelagem e pele dos gatos auxilia na preservação de sua saúde.

Segundo Cecy Passos, consultora da linha Cat&Co, é importante que o animal fique exposto menos tempo à água, daí a importância de tomar alguns cuidados. Para otimizar o tempo, o primeiro passo é retirar a sujeira presente na pelagem do animal usando um shampoo pré-lavagem. O produt abre as escamas do pelo, facilitando a remoção da sujeira. Em seguida, o ideal é utilizar um produto específico para cada tipo de pelo. “Gatos com pelagem clara devem usar um shampoo tonalizante para pelos brancos. Os de pelagem oleosa também precisam de um shampoo específico redutor de oleosidade”.


Cecy lembra que também existem produtos para dar um volume extra e realçar ainda mais a beleza da pelagem. Quem tem em casa gatos filhotes ou que tomam banho com frequência deve optar por um produto neutro e hipoalergênico.

Ao finalizar a lavagem, é importante utilizar um condicionador com queratina. “O proprietário deve utilizar uma quantidade pequena do produto”, dá a dica. “A queratina é importante para fechar as escamas do pelo, que foram abertas para retirar a sujeira”.

Na hora da secagem, é importante que o animal não seja exposto à friagem. Para felinos que não gostam do barulho do secador a dica é ter paciência e secá-lo com uma toalha macia. Para fazer a manutenção da higiene do bichano Cecy recomenda o banho a seco, que não necessita do uso de água.


O produto higieniza, hidrata e perfuma o pelo do animal, além de ajudar os proprietários na tarefa de retirar e prevenir a formação dos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário