sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-feira Mística

Olá amigos!

O post de hoje tem o objetivo de explicar o contexto de duas superstições antigas, mas que, infelizmente, ainda persistem: sexta-feira 13 e gatos pretos! Por que será que os bichanos negros são acusados de trazer má sorte, hein?

A má fama vem de muito tempo atrás, na Idade Média, quando os gatos viviam em grandes cidades e, por serem muitos, acabaram sendo considerados como uma praga. Então, a imagem do animal – independentemente da cor – já não era muito positiva. Os gatos pretos acabaram “sofrendo” mais por terem a cor escura. Na época, a cor preta era considerada a cor das trevas, do mal, o que acabou fazendo com que esse tipo específico de gato fosse perseguido e acusado de passar forças negativas.

A partir disso, relatos sobre gatos pretos e bruxaria começavam a aparecer cada vez mais. Histórias de gatos pretos que matavam moradores locais, assombravam casas e perseguiam pessoas se tornaram comuns no dia a dia da população.

O famoso Salem, gato da feiticeira Sabrina


Apesar disso, não é todo lugar que acredita que o gato preto traz má sorte. Há culturas que acreditam, inclusive, que ele traz boa sorte! Veja a seguir algumas crenças sobre essa linda espécie.

Na Escócia
Um gato preto no alpendre traz prosperidade.

Na Inglaterra
Em algumas regiões da Inglaterra acredita-se que oferecer um gato preto à noiva traz sorte.

Na França
No Sul deste país, acredita-se que cuidar de um gato preto traz boa sorte.

Na Alemanha
Um gato que cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda é mau presságio, mas da esquerda para a direita é boa sorte.

Superstições à parte, a verdade é que o gato preto é tão inofensivo quanto um branco, um malhado, etc. Todos merecem muito amor e cuidados!
E você, tem alguma história engraçada sobre o assunto? Conte pra gente!

Um beijo e um ótimo final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário