Olá amigos!
O post de hoje tem o objetivo de explicar o contexto de duas superstições antigas, mas que, infelizmente, ainda persistem: sexta-feira 13 e gatos pretos! Por que será que os bichanos negros são acusados de trazer má sorte, hein?
A má fama vem de muito tempo atrás, na Idade Média, quando os gatos viviam em grandes cidades e, por serem muitos, acabaram sendo considerados como uma praga. Então, a imagem do animal – independentemente da cor – já não era muito positiva. Os gatos pretos acabaram “sofrendo” mais por terem a cor escura. Na época, a cor preta era considerada a cor das trevas, do mal, o que acabou fazendo com que esse tipo específico de gato fosse perseguido e acusado de passar forças negativas.
A partir disso, relatos sobre gatos pretos e bruxaria começavam a aparecer cada vez mais. Histórias de gatos pretos que matavam moradores locais, assombravam casas e perseguiam pessoas se tornaram comuns no dia a dia da população.
O famoso Salem, gato da feiticeira Sabrina
Apesar disso, não é todo lugar que acredita que o gato preto traz má sorte. Há culturas que acreditam, inclusive, que ele traz boa sorte! Veja a seguir algumas crenças sobre essa linda espécie.
Na Escócia
Um gato preto no alpendre traz prosperidade.
Na Inglaterra
Em algumas regiões da Inglaterra acredita-se que oferecer um gato preto à noiva traz sorte.
Na França
No Sul deste país, acredita-se que cuidar de um gato preto traz boa sorte.
Na Alemanha
Um gato que cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda é mau presságio, mas da esquerda para a direita é boa sorte.
Superstições à parte, a verdade é que o gato preto é tão inofensivo quanto um branco, um malhado, etc. Todos merecem muito amor e cuidados!
E você, tem alguma história engraçada sobre o assunto? Conte pra gente!
Um beijo e um ótimo final de semana!